quero aprender como fazer a omelete perfeita

Como fazer a omelete perfeita: 5 dicas para você acertar!

A omelete é uma das receitas mais democráticas de todas. Para um café da manhã dos campeões, um almoço mais saudável ou para o jantar, a receita é oportuna para quem deseja se deliciar com um prato leve e cheio de proteínas.

É verdade que, muitas vezes, o modo de preparo da omelete no Brasil não é o tradicional dos grandes restaurantes de culinária francesa. Nosso “jeitinho” nos aproxima mais de uma panqueca do que de uma omelete de verdade, mas o prato não deixa de ser delicioso.

Quer saber como fazer a omelete perfeita para a sua refeição? Existem alguns passos para evitar erros e conquistar um resultado delicioso. Confira!

1. Definir a quantidade de ovos

Para fazer a omelete perfeita, é necessário contar com 3 ovos — quantidade ideal para uma porção individual. Ao contrário do que muita gente acredita, não é preciso adicionar leite para deixá-la cremosa. Fora o recheio, ela só leva os temperos básicos, como sal e pimenta. Salsinha e cebolinha na finalização também são muito bem-vindas.

Vale temperar a mistura antes de ir ao fogo, para garantir que os condimentos serão distribuídos igualmente por todas as partes. Esta etapa também é fundamental para o sucesso da omelete, por isso, atenção: quebre os ovos em um recipiente e evite batê-los excessivamente. É preciso apenas misturar a gema e a clara.

Caso a mistura fique muito batida, a consistência da sua omelete não será perfeita. Se tiver à disposição, use ovos caipiras. Além de muito mais saborosos, eles são menos “aguados” que as unidades de granja.

2. Preparar o recheio

Para muitos, é possível fazer uma omelete perfeita apenas com os ovos e temperos, enquanto outros preferem incluir aquele recheio de dar gosto, para deixar o prato com mais sustância — principalmente no almoço ou no jantar. Então, nada melhor que cuidar dessa etapa com carinho, concorda?

Se você é do time dos recheios, pode apostar em tomate picado com manjericão, ervas finas, alho poró com bacon, presunto e queijo, frango e muito mais. Essa escolha vai da sua preferência! Só deixe esses ingredientes separados e prontos para uso antes de colocar os ovos na frigideira.

Se estiver na dúvida, convidamos você a conhecer nosso site de Receitas Mondial. Temos diversas ideias de recheio para a omelete perfeita e outros pratos deliciosos. Já deixe a página salva no seu navegador para quando precisar!

3. Manusear bem os ingredientes

Aqui está o grande segredo de como fazer a omelete perfeita. O primeiro passo é untar a frigideira com manteiga ou margarina e depositar os ovos levemente misturados. É importante mexer com uma espátula rapidamente enquanto se movimenta a frigideira.

Quando notar que as bordas estão desgrudando da superfície, é o momento de virar a sua omelete. Você pode usar a espátula como apoio e dar leves batidinhas na frigideira, fazendo com que esse movimento gire a mistura já coagulada. Só tome cuidado para não despedaçar.

Pode ser que na primeira tentativa sua omelete vire ovos mexidos — que também são uma ótima opção de refeição, diga-se de passagem. Em todo caso, evite colocar muito recheio para não dificultar a hora de virar a omelete — e não desista!

4. Escolher a frigideira ideal

A escolha da frigideira faz toda a diferença no preparo. Os modelos antiaderentes são os melhores, pois não deixam os alimentos grudarem e facilitam o seu trabalho na cozinha. Ainda assim, é importante untar a superfície com alguma gordura, como manteiga ou margarina, para garantir o manuseio correto da omelete.

Também vale ter atenção ao tamanho da frigideira. Modelos muito grandes podem deixar a omelete fina demais e mais propensa a quebrar na hora de virar. Frigideiras pequenas dificultam o processo, deixam a camada muito grossa e praticamente descaracterizam a receita. As mais indicadas são de tamanho médio.

Ainda sobre a frigideira, é muito importante que ela chegue à temperatura ideal antes de você colocar os ovos batidos. Dessa forma, você garante a cocção correta da omelete para alcançar a perfeição. Atenção: isso não significa fogo alto!

5. Contar com a praticidade de uma omeleteira

Para quem tem dificuldade em virar a omelete ou quer ainda mais praticidade na cozinha, a omeleteira é o produto dos sonhos. Ela dispensa o uso de óleo ou azeite para untar a superfície, já que é antiaderente. Então, seu preparo fica ainda mais saudável. Além de não grudar nadinha, o equipamento é bem fácil de higienizar após o uso.

Sabe do melhor? As omeleteiras da Mondial preparam até duas omeletes perfeitas de uma só vez. Elas são ideais para aquele jantar a dois, para um almoço com um amigo e até para agilizar os preparos durante um jantar com toda a família.

O aparelho também tem controle de temperatura automático e uma potência de 1.000W, que aquece as chapas de maneira uniforme. Você não precisa se preocupar com nada: basta colocar os ingredientes da sua omelete perfeita e aguardar o ponto desejado.

É tão seguro e prático que dá até para contar com a ajuda das crianças na cozinha. Como a omeleteira substitui o uso de uma frigideira no fogão, dá para os pequenos terem mais autonomia e auxiliar na preparação do prato.

Por fim, vale lembrar que a omeleteira não serve apenas para fazer omelete. Você consegue preparar outras receitas, como tortas, panquecas, crepiocas, tortilhas, calzones etc. É só mudar os ingredientes e usar a sua imaginação!

Agora que você sabe como fazer a omelete perfeita, é só decidir em qual das próximas refeições o prato será preparado! Como existem equipamentos para deixar esse momento mais rápido e prático, nem precisa se preocupar em dar o ponto na frigideira, não é mesmo? Aproveite que a Mondial tem o aparelho que você busca em qualquer ocasião!

Quer saber como podemos deixar a sua cozinha mais moderna e funcional? Conheça as opções de omeleteiras da Mondial!

ELETRODOMÉSTICOS RELACIONADOS

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE: