26 de julho é uma data para lá de especial: o Dia dos Avós! Esse evento é comemorado há alguns anos e foi instituído no século passado pelo Papa Paulo II. Agora, pode ser mais uma oportunidade para você se reunir com esses entes tão queridos e retribuir um pouco do amor que recebeu durante tantos anos.
Uma boa sugestão para comemorar essa data é fazendo uma (ou várias) receitas de vó para seus avós. Surpreenda-os com seus dotes culinários, seja para um café da tarde com um papo delicioso, seja com um almoço farto, reunindo a família toda.
Gostou da ideia? Então, aqui vão algumas receitas de vó para te inspirar!
1. Canja de galinha
Quando se fala em receitas de vó, uma sopa quentinha e saborosa não pode faltar, concorda? Por isso, já vamos começar com ela, que é sucesso para dias em que você não está se sentindo muito bem. Afinal, ela é tão deliciosa que levanta os ânimos na primeira colherada.
Tudo que você vai precisar é frango, arroz, cebola, cenoura, alho e temperos (caldo de galinha, colorau ou páprica, noz-moscada, sal, pimenta, cheiro verde etc.). Para te ajudar nesse prato, dá para convocar a panela de pressão elétrica, que leva menos de 10 minutos para cozinhar o seu caldo.
2. Bolo de fubá cremoso
Tem qualquer um dos modelos de Air Fryer em casa? Pode comemorar então, porque essa é uma das receitas de vó que ficam ainda mais rápidas e práticas graças a esse eletrodoméstico — que, inclusive, é um ótimo presente, caso seus avós ainda não a tenham em casa!
Para deixar a cozinha com aquele cheirinho de bolo, você vai precisar de fubá, leite, ovo, açúcar, farinha de trigo, manteiga ou margarina, queijo parmesão ralado, coco ralado, sal e fermento. Todos esses ingredientes podem ir ao liquidificador para homogeneizar a massa.
Antes de colocar em uma assadeira que vai na Air Fryer, não se esqueça de untá-la com manteiga, certo? O tempo de preparo é de 30 a 35 minutos a 180 graus. Tenha atenção para não deixar queimar!
3. Bolo de milho-verde
Sabe aquelas espigas de milho que vêm direto da roça? Elas têm o destino certo nessa receita de vó. Acompanhadas de ovos, leite, açúcar, manteiga, farinha de trigo e fermento, tornam-se um delicioso bolo para aquecer seu coração a qualquer momento e oportunidade do dia.
As espigas dão um leve trabalho para limpar e retirar os grãos para a receita. Mas você verá que o sabor fica bem mais aconchegante do que quando é feito com milho de lata — que, na falta das espigas, também pode ser usado.
Se você procura praticidade, temos uma boa notícia: essa é uma das receitas de vó que podem ser preparadas no liquidificador. Com cerca de 35 minutos de forno, o bolo de milho-verde já fica pronto. Mas vale aquele truque de espetar o garfo na massa e, se sair limpo, é porque está no ponto certo.
4. Pão doce
Um pão doce bem macio não pode faltar na mesa de café das vovós, não é mesmo? Essa receita é bem simples, e você pode contar com uma batedeira para facilitar o processo. Não são muitos ingredientes: só vai precisar de farinha de trigo, água ou leite, açúcar, óleo e fermento biológico.
Esse quitute delicioso rende de 8 a 10 porções generosas. Mas, para isso, precisa de um pouco de paciência — algo que nossos avós mandam muito bem quando estão preparando suas famosas receitas. O segredo nada mais é do que deixar a massa descansar em seu tempo. Então, não vale pular essa etapa, combinado?
Depois disso, você pode abrir a massa e enrolar como um rocambole. Ou, se preferir, é possível fazer naquele formato trançado. Antes de colocar para assar, espere crescer mais um pouquinho e não se esqueça da gema de ovo e açúcar por cima!
5. Arroz-doce de paçoquinha
Quando chega o frio, o arroz-doce é uma das receitas de vó mais procuradas pelos amantes de uma boa sobremesa. Nessa versão, ele fica ainda melhor, porque leva paçoquinha! Além do arroz cru e da paçoca, você vai precisar de água, açúcar, canela, cravos, creme de leite, leite e leite condensado.
Na verdade, é uma receita bem simples de se preparar, ainda mais se você tiver uma panela elétrica. Para começar, coloque o arroz com temperos, açúcar e água no recipiente, ligando por cerca de 20 minutos — após esse tempo, avalie o ponto para ver se é o desejado.
Depois que terminar, é só juntar o creme de leite, leite condensado, leite e a paçoquinha, deixando ferver por uns minutos. O ponto vai da sua preferência. Então, adicione mais ou menos leite de acordo com isso.
6. Macarrão de forno
Para finalizar, nossa proposta é um prato principal com cara de almoço de domingo na casa dos avós: macarronada. Mas, dessa vez, um pouco repaginada — sem muitas complicações para o preparo.
Você vai precisar de espaguete (ou a massa desejada), tomate-cereja, manjericão, alho, cebola, azeite, caldo de legumes, molho de tomate, parmesão ralado e temperos a gosto. E, na realidade, é bem simples. Basta colocar os ingredientes em uma travessa, deixando o queijo e as folhas frescas por cima. Essa mistura vai ao forno elétrico por cerca de 30 minutos.
Quer deixar o macarrão de forno ainda mais bonito? Coloque para gratinar por 5 a 8 minutos antes de servir!
As receitas de vó são irresistíveis, principalmente quando feitas com amor. Aliás, esse é o ingrediente que não pode faltar e é comum a todas elas!
Aproveite este Dia dos Avós, reúna a família e compartilhe bons momentos à mesa. Temos certeza de que eles vão amar esse tempo de qualidade sendo mimados pelos netos!
Se você gostou das dicas, aqui vai mais uma: siga nossos perfis nas redes sociais (Instagram, Facebook e LinkedIn)! Estamos sempre compartilhando sugestões para movimentar a sua cozinha. Não perca!