O BBB é uma das manias nacionais. Ao longo dos anos, as dinâmicas do programa foram mudando para movimentar o jogo e ver como os participantes lidam uns com os outros em momentos de conflito. A divisão de VIP e Xepa é um bom exemplo disso: enquanto o primeiro grupo tem um valor mais alto para fazer as compras, o segundo tem restrições.
Além de serem mais caras, as comidas da Xepa incluem alimentos com os quais nem todo mundo está acostumado. É o caso da rabada, da dobradinha, da língua de boi, da moela e do fígado. Outros são mais comuns (ovos, arroz, feijão, pão, leite em pó, verduras, banana, limão e laranja) — só que, ainda assim, as quantidades são limitadas.
Não é por a variedade de alimentos ser menor que a receita precisa ficar na mesmice, concorda? A seguir, separamos alguns pratos para você mandar bem na cozinha da Xepa e, quem sabe, até escapar do paredão. Confira!
Arroz à grega
Sabe aquele arroz que sobrou do almoço ou de outra refeição? Ele pode se tornar um prato delicioso e fácil de preparar com o que você tem na geladeira mesmo. Se preferir, também dá para usar um arroz feito na hora. Para ser ainda mais rápido, experimente usar aquelas seletas de legumes enlatadas.
Para dar mais sabor à receita, refogue alho e cebola no azeite junto à mistura. O arroz à grega pode acompanhar uma rabada ou tiras de fígado, por exemplo. Se quiser ainda mais praticidade e tiver um micro-ondas em casa, você pode usá-lo como apoio para o preparo e ganhar preciosos minutos para realizar outras tarefas.
Batata rosti
Cá entre nós, se tem um alimento versátil e delicioso em todos os preparos é a batata. Se você não foge do purê e das fritas, já anote esta dica da rosti, que nada mais é do que o tubérculo ralado, misturado a outros ingredientes e finalizado na frigideira, assim como uma omelete.
Quando estiver no VIP, você pode usar frios, linguiça, frango e até um filé mignon para rechear sua batata rosti, mas a Xepa trabalha a sua criatividade! Dá para aproveitar uma das proteínas disponíveis ou verduras, para variar. Um toque de margarina também vai bem. Só não vale usar muito para não dar briga na cozinha, combinado?
Farofa vegetariana
O que fazer quando você já não quer mais saber das mesmas proteínas ou quer uma opção vegetariana? Essa farofa é uma boa ideia para o almoço ou o jantar. A base do prato é feita com berinjela, cenoura, cebola, alho e azeitonas. Para deixá-la mais crocante, a farinha de mandioca é ideal. Quer contar com ainda mais sabor? Acrescente seus temperos preferidos e cheiro-verde.
Além de ser um bom acompanhamento para aquele delicioso feijão do dia a dia, também dá para servir a farofa como prato principal. Pode ter certeza de que ela vai fazer sucesso entre brothers e sisters!
Moela de panela e legumes
Essa não é uma receita de frango, mas dos miúdos! Na receita original, ela é feita com carne de panela (acém, coxão mole, paleta ou outra), mas o princípio é o mesmo.
O mais importante é cozinhar bem a moela. Na pressão, ela fica pronta em cerca de 40 minutos, e na panela normal, esse tempo é um pouco maior. Essa é uma receita para sair do tédio do confinamento!
Os legumes, que podem ser apenas batatas e cenouras ou o que tiver na sua geladeira, entram só nos últimos 15 a 20 minutos de cozimento. Para um melhor resultado, pique-os um pouco menores que o tamanho das moelas. Pode abusar de alho, cebola e temperos que você tiver à disposição!
Esse prato com um arroz soltinho fica uma delícia — além de ser bem nutritivo, prático e versátil.
Panqueca de banana
Às vezes, a Xepa permite até algumas regalias. Que tal aproveitar esses momentos para fazer deliciosas panquecas de banana? O mais indicado é usar as frutas quando estiverem mais maduras. Além de ajudar na consistência, elas ficam mais docinhas e dispensam o uso de açúcar na receita.
Junto às bananas amassadas, você adiciona ovos, leite ou água, farinha de aveia ou de trigo (o que tiver disponível), óleo ou azeite e fermento. Uma pitada de canela em pó também faz toda a diferença. Essa mistura deve ser batida até ficar totalmente homogênea (na falta do liquidificador, faça o processo à mão mesmo).
Como não grudar as panquecas na frigideira? É simples! Basta untar bem com azeite. Quando prontas, sirva com frutas, margarina ou puras mesmo — já que ficam uma delícia.
Ovos mexidos de hotel
A gente bem sabe que estar na Xepa não é nenhuma mordomia, mas o seu café da manhã pode se aproximar desse status! Inclusive, se tiver micro-ondas para usar, dá para prepará-lo em pouquíssimos minutos. Tudo o que você precisa é de dois ovos, um pouquinho de leite e temperos a gosto.
O segredo está no preparo. É preciso bater bem os ingredientes e deixá-los o tempo ideal na frigideira ou no micro-ondas. Durante o processo, também é bom continuar mexendo a mistura para dar o ponto desejado. Acrescente cheiro-verde se tiver, para dar aquele toque de frescor.
Experimente esquentar os dois lados de uma fatia de pão na panela para comer com esses ovos mexidos. A sua Xepa vai ganhar um brilho a mais!
Agora, você já sabe se virar alguns dias na Xepa do BBB. Mesmo que não pense em se candidatar a esse programa, vale ter as receitas em mente para todo tipo de situação. O importante é que sempre dá para ter refeições simples e nutritivas, mesmo com poucos ingredientes.
Gostou das dicas para se virar na Xepa? Não guarde esse aprendizado só para você. Compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais!