Dias quentes pedem uma alimentação mais fresca e leve para manter o bom funcionamento do organismo. A boa notícia é que existem diversas opções para incluir no cardápio, adicionando todos os nutrientes necessários sem deixar de lado o sabor. Os diversos tipos de saladas são bons exemplos disso!
Ao contrário do que muita gente pensa, salada não precisa ser sempre a mesma coisa ou algo sem graça. É possível variar na escolha dos ingredientes e, a cada dia da semana, levar ao prato uma receita completamente nova. Tudo isso, é claro, de um jeito saudável e saboroso.
Está em dúvida de como variar a alimentação em dias de calor? Confira as nossas receitas com 8 tipos de saladas!
1. Salada tailandesa
Essa receita tem como base uma verdura não muito lembrada pelas pessoas: o nabo. A ideia é fatiá-lo como se fosse spaghetti. Para fazer isso com o mínimo trabalho e muito mais praticidade na sua cozinha, conte com o cortador elétrico Spiralizer Mondial com a lâmina apropriada!
Para dar sabor, vale acrescentar pimenta vermelha picada, mel, vinagre de arroz e sal. Quer uma dica de ouro? Para o ingrediente pegar o gosto dos temperos, deixe a salada na geladeira por, no mínimo, 2 horas. Para a salada ter uma leve crocância, acrescente sementes de gergelim na hora de servir.
2. Salada aperitivo
Vai receber amigos ou familiares em um dia quente e quer um dos tipos de saladas versáteis para testar? Então, essa receita é para você! A proposta é servir um aperitivo saudável e refrescante para acompanhar uma roda de conversas, um jogo, uma tarde na piscina e por aí vai.
A salada aperitivo leva cenoura, pepino e mini tomates como base. Corte os dois primeiros em palitos e espete o tomate em palitinhos. Para servir, faça um molho bem saboroso. Nossa dica é apostar na versão com maionese, iogurte natural, salsinha e cebolinha, alho, cebola, azeite e temperos.
3. Salada de bacalhau
A salada de bacalhau é bem simples. Os processos mais demorados são o cozimento do peixe e do grão de bico. Esse último, você pode fazer e congelar, pois temos outra receita ideal para usá-lo!
Com o bacalhau dessalgado, cozido e desfiado, é só esperar esfriar e colocar em uma travessa bem bonita, misturado aos outros ingredientes. Para uma receita deliciosa, use tomate-cereja, cebola roxa, azeitonas pretas, cheiro verde, sal e pimenta. Ao servir com um mix de folhas, você terá uma refeição completa!
4. Salada grega
Além de leves, alguns tipos de saladas são bem coloridos e alegres, tornando-as bastante atrativas. É o caso dessa versão, que leva atum, abobrinha, pimentão em fatias, berinjela em cubos, azeitonas pretas, sal, pimenta do reino e azeite. Você pode fazer adaptações, se preferir.
Essa é uma salada que vai ao forno até dourar levemente os ingredientes. Você pode servi-la morna ou fria. Em dias extremamente quentes, vale deixar uns 30 minutos na geladeira. Por cima, experimente espalhar tomilho e queijo feta esfarelado. Assim, você adiciona algumas camadas extras de sabor ao prato.
5. Salada de beterraba
Se alguns tipos de salada são praticamente o prato principal — por conterem os ingredientes necessários a uma boa alimentação —, outros funcionam como bons acompanhamentos. Para esta receita, as beterrabas semicozidas vão ao processador e, logo em seguida, são misturadas a outros ingredientes para realçar o sabor.
Aposte em sal, pimenta, azeite, mostarda e cheiro verde para temperar a salada. Para finalizar, sirva com muçarela de búfala e um mix de cereais (sementes de abóbora e girassol, linhaça, gergelim etc.).
Aproveite para incluir essa salada no seu cardápio pensando nos benefícios da beterraba, como o controle da pressão arterial, o fortalecimento da imunidade e a prevenção da anemia.
6. Salada de grão de bico
Sabia que o grão de bico é outro alimento cheio de benefícios para o seu organismo? Os principais deles são a melhor digestão e a prevenção da diabetes. Gostou? Então, anota aí esta receita, que também leva cebola roxa, limão, cheiro verde, sal, pimenta, azeite, azeitonas roxas e tomate-cereja — ou o tradicional, se preferir.
Só não se esqueça de deixar os grãos de molho por, no mínimo, 12 horas em solução ácida. Isso ajuda a eliminar os antinutrientes sem tirar o sabor do alimento, além de deixá-lo hidratado e no ponto certo para cozinhá-lo mais rapidamente — cerca de 10 minutos na panela elétrica de pressão Mondial.
7. Salada de feijão fradinho
Outro alimento que precisa passar pelo período de molho é o feijão fradinho. Tente deixá-lo de 4 a 12 horas em solução ácida, pelo mesmo motivo do grão de bico. Depois, para cozinhá-lo, bastam 15 minutos na panela de pressão, com 1,5 litro de água.
Para a salada, pique tomates maduros, cebola roxa e cheiro verde, adicionando azeite, vinagre e temperos a gosto. Ervas frescas e bacalhau ou atum são muito bem-vindos. O feijão fradinho pode ser substituído pelo branco, de corda ou outro da sua preferência.
8. Salada de macarrão com pesto e tomate confit
Para finalizar, uma salada de macarrão para fazer a alegria dos apaixonados por esse ingrediente. Inclusive, quem quiser uma versão com mais fibras, pode substituir a massa parafuso tradicional pela integral. O molho pesto e o tomate confit para acompanhar deixam a receita refinada e com uma explosão de sabores.
Fazer o pesto é fácil. Basta colocar o manjericão, o azeite, o sal e a pimenta, alho, queijo parmesão e amendoim (ou nozes) em um processador. Depois, bater até virar uma pasta. Já o tomate confit vai ao forno regado de azeite e temperos por 20 minutos. Essa salada fria fica ainda melhor!
Gostou dos tipos de saladas que listamos neste post? Não precisa parar por aqui! Você pode usar as ideias apresentadas para criar receitas com a sua cara, só com os ingredientes que você mais gosta! Além disso, pode incluir proteínas para acompanhar essas refeições saudáveis e práticas.
Se você quiser conferir mais algumas sugestões, temos várias receitas com frango para manter uma alimentação variada com essa proteína. Confira!