As frutas da primavera são itens que não podem faltar na nossa alimentação. Afinal, elas contam com minerais, vitaminas e diversos nutrientes que fazem um bem danado à nossa saúde. De ajudar na prevenção de doenças e fortalecer a imunidade a acelerar o metabolismo, os benefícios são variados.
Cada estação tem suas frutas, e conhecer quais são elas é fundamental. Sabe por quê? Além de ter sempre os exemplares mais bonitos e fresquinhos, a economia é enorme. Afinal, quando aumenta a oferta, os preços caem — diferentemente de quando elas são vendidas fora de época.
Que tal aproveitar esta estação com receitas deliciosas, nutritivas e de dar água na boca? A seguir, listamos as melhores frutas da primavera para você adicionar na lista e como fazê-las brilhar na cozinha!
1. Abacate
O abacate, muitas vezes, chega a enganar as pessoas. Por sua quantidade de gordura, muitas delas acreditam que ele não é tão bom assim para dietas. Mas a verdade é que a fruta faz muito bem para o nosso organismo, devido à quantidade de fibras, potássio, cobre e vitaminas B, K e C.
Quando consumido em quantidades moderadas — já que todo excesso não é tão bom assim —, ainda ajuda a diminuir a pressão arterial, faz bem para o coração, regula o intestino e até ajuda a perder peso, aumentando a sensação de saciedade da refeição.
Gostou? Então, aposte em receitas deliciosas como o homus de abacate ou um guacamole fácil de fazer!
2. Abacaxi
O suco de abacaxi com hortelã costuma fazer sucesso. E não é para menos. Além de ser delicioso, é uma ótima ideia para manter ou aumentar a hidratação do corpo — já que essa fruta da primavera tem 86% de água em sua composição. Ela ainda tem potássio, magnésio, manganês e vitaminas A, C e do complexo B.
Um dos benefícios mais conhecidos do abacaxi é na melhoria da digestão. Mas, por conta de seus nutrientes, também aumenta a imunidade, fortalece o organismo após exercícios físicos, protege o coração e ajuda a prevenir o envelhecimento precoce. Quer uma bebida para variar do suco? Nossa dica é o chá com as cascas e hortelã.
Mas se preferir um docinho, faça a delícia de abacaxi com hortelã. Se tiver uma panela de pressão elétrica, o preparo fica ainda mais rápido. Ou, então, aposte no gelado de abacaxi para a sobremesa em família. Apostamos que será um sucesso!
3. Acerola
A acerola é uma das frutas que mais têm vitamina C — e não tem toda a fama da laranja, que tem 20 vezes menos esse nutriente! Ela também é rica em antioxidantes, como flavonoides e carotenoides, que aumentam a capacidade imunológica do seu organismo. Então, é ideal para prevenir gripes e resfriados.
Além disso, previne envelhecimento precoce, ajuda nos problemas gastrointestinais, melhora a absorção de ferro e muito mais. Sem falar que um suco de acerola com laranja cai bem em qualquer situação, concorda? Use essa fruta também para geleias, azeite aromatizado, drinks, pudins e outros.
4. Maracujá
Praticamente todos sabem que o maracujá é bom para acalmar. Não é à toa que suas propriedades calmantes servem até para cosméticos e produtos de beleza. Mas essa fruta da primavera é bem mais que isso: tem vitamina C, fósforo, potássio, fibras, magnésio e poucas calorias. Então, para além de reduzir o estresse, controla a glicose no sangue, melhora o intestino e muito mais.
Outra grande vantagem do maracujá é que ele funciona bem com receitas de todos os tipos. Inclusive, é o grande procurado quando se deseja alcançar aquele sabor agridoce delicioso – como no lombo ao molho de maracujá.
Seja qual for o seu preparo favorito, uma boa dica é investir em um dos eletroportáteis indispensáveis, o liquidificador com filtro. Assim, você não perde tempo e já consegue extrair o suco sem ter que peneirar as sementes depois. Que tal?
5. Manga
Pode não ter origem do Brasil, mas essa é uma fruta que se adaptou muito bem por aqui. Seja qual for o tipo (palmer, tommy, rosa, espada), ela é uma ótima aliada do intestino, sobretudo por conta da quantidade de fibras e antioxidantes. Zinco, ferro, cálcio e potássio são alguns minerais presentes em sua composição.
A manga melhora a concentração e a memória, aumenta a absorção de ferro, retarda o envelhecimento da pele e muito mais. E não dá para negar que rende ótimas receitas – desde as mousses e sorbets aos cremes, ceviches e até risotos.
Sabe onde a manga também vai fazer um grande sucesso? Em diversos tipos de salada.
6. Melancia
A melancia é daquelas frutas da primavera que agradam a todos os públicos. Docinha, ela é rica em água, vitaminas A e C, sais minerais e diversos nutrientes. Adicione aí seu poder antioxidante graças ao licopeno, que ajuda a prevenir doenças cardíacas e câncer.
Da hidratação você já descobriu. Mas sabe também que é uma fruta com baixa caloria? Isso mesmo! Em 100 gramas, são apenas 30 kcal. Ainda faz bem para a visão, melhora a digestão, tem propriedades diuréticas e diminui as inflamações no corpo.
Também é bem versátil: prepare sucos, drinks, doces com a sua casca, sorvetes e muito mais!
Outras frutas de primavera que muitos amam são:
- amora: ótima para calda de cheesecake de frutas vermelhas, geleias, bolos e tortas, mousse, rocambole e muito mais;
- jabuticaba: ideal para geleias, licores, frapês, sorvetes, bolos e até brigadeiro;
- ameixa: para a calda de um bom manjar de coco, pavês, geleias, molhos e outros;
- caju: além do suco, é ótimo para compotas, mousses, balas, bolos e até canapés;
- kiwi: use em sucos, drinks, tortas, mousses e muito mais;
- pitanga: para fazer geleias, gelatina, tortinhas, muffin, sucos etc.
A maioria das frutas da primavera já são boas conhecidas do público. Então, não será nenhum sacrifício, incluí-las no cardápio do dia a dia, concorda?
Aproveite esta mudança de estação para apostar em mudanças de hábitos, em uma alimentação mais fresca e, como não podia faltar, nas melhores e mais nutritivas receitas para sua família.
Gostou das dicas? Elas não param por aí. Confira o nosso próximo conteúdo com receitas deliciosas para começar a dieta!